Um bom serviço
Deixa claro como funciona e o que o cliente pode esperar

Deixa claro

como funciona e

o que o cliente

pode esperar

02

O que um serviço deve buscar

Comunicar (usabilidade também comunica!) com transparência e simplicidade o que oferece e o que precisa do cliente em cada etapa da jornada.

As regras de uso, o que o cliente pode esperar de cada momento e como o cliente pode proceder em situações diversas são alguns exemplos.

Sensação residual

Pessoa sai com a sensação de não ter precisado ir atrás de uma informação que precisava, tudo estava dito na hora em que era preciso aprender.

Tornar as regras claras pra todos desde o princípio é essencial para um jogo dar certo.

Métricas Relacionadas

Taxa de retenção / recompra

Percentual de
troca, devolução ou churn

Percentual de dúvidas

Reclamações por expectativa frustrada

Costumer adoption
rate

Time to value

CLTV

Conheça o
Valor de X

A diretriz na prática

A diretriz na prática

O sucesso do Mercado Livre, o maior varejista online do Brasil, deve-se à sua clareza operacional e à capacidade de estabelecer expectativas realistas com os clientes.

A plataforma simplifica o processo de compra e venda, proporcionando uma experiência de usuário intuitiva e transparente, onde os consumidores têm informações claras sobre produtos, vendedores, e prazos de entrega, especialmente com o selo full que garante entregas extremamente rápidas.

Além disso, o Mercado Livre integra serviços como o Mercado Pago e Mercado Envios, reforçando a segurança e a confiança no processo de transação e logística.

Oriente seus usuários, atendendo suas necessidades de forma proativa

61%

dos consumidores consideram que bots são eficientes em responder perguntas básicas e serão ainda melhores nos próximos dois anos.

CX TRENDS 2024